Madame Tussauds

O papel da Psicologia do Esporte nas Olimpíadas
"Os Jogos Olímpicos são considerados um desafio, mas também uma dádiva na vida do atleta. Para isso, não basta apenas a preparação e domínio técnico, tático e físico. Para o alto rendimento do atleta, há uma outra característica fundamental: o bom desempenho mental.
O psicólogo desportivo e professor do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes, Dr. Cleberson Costa, afirma ser “imprescindível” a psicologia para os atletas olímpicos. Para o professor, o desportista deve ser auxiliado por uma equipa multidisciplinar, composta por técnico, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.
“O alto rendimento desgasta o atleta nas diferentes esferas e o desgaste psicológico não é diferente. Autocobrança, cobrança externa, rotina rígida, busca pela perfeição, manutenção da motivação, estabilidade emocional… Vários são os domínios que precisam de ser trabalhadas no dia a dia, para que o atleta consiga chegar bem e saudável à mais importante competição desportiva mundial”, explica o Dr. Cleberson Costa."