top of page
simone-biles-team-usa-gymnastics-schedule.webp

Simone Biles 

04Crouse_2-articleLarge.webp

Introdução:

A ginasta multicampeã Simone Biles surpreendeu todos ao desistir de grande parte das provas nos Jogos Olímpicos de Tóquio para preservar a sua saúde mental. Biles conquistou duas medalhas e ganhou a admiração de muitos por expor a sua luta no decorrer da principal competição desportiva do mundo.

 

Biles tem sofrido de "twisties" desde os Jogos Olímpicos, um fenômeno que causa a perda de noção de espaço, impedindo a atleta de realizar os movimentos que está habituada a fazer em situações normais.... 

O que são "twisties"?

"Twisties" são uma perda momentânea da noção espacial, impulsionada por uma desconexão entre estímulos mentais e corporais. Uma espécie de confusão que é notável num desporto nos quais atletas são treinados para saberem, com precisão milimétrica, onde é que um salto ou manobra os vai levar.

A razão que explica esse fenômeno é química: a ansiedade por si só não é um problema para uma desportista como Biles, que precisa de entrar em ação com os músculos preparados e a mente sã, mas quando os níveis da mesma sobem, também aumenta a produção do cortisol, da noradrenalina e da adrenalina, hormônios relaciondos com o stress. Estes levam a um processo agudo de inflamação no cérebro. E aí o atleta começa a ter prejuizo na velocidade de processar informação e os reflexos ficam prejudicados, sendo perigoso para a segurança do atleta.

fonte: https://gq.globo.com/GQ-Esporte-Clube/noticia/2021/07/simone-biles-entenda-twisties-bloqueios-mentais-atletas.html

startracks-6-25-21_82-93af360ea3de47269f71736ac4c264fe.jpg
bottom of page