Madame Tussauds

Qual é o impacto das lesões na vida de um desportista?
A prática de atividade física com regularidade faz bem à saúde física e mental em qualquer idade e seus benefícios são duradouros. Entretanto, quando realizada de forma inadequada, com intensidade exagerada e/ou com sobrecarga pode expor o indivíduo à ocorrência de lesões.

Introdução
As lesões dentro do âmbito da prática desportiva, em diferentes modalidades e faixas etárias, podem ser reduzidas tanto na sua frequência quanto na sua gravidade, se as devidas precauções forem tomadas pela equipe médica, em conjunto com o próprio atleta . Tais problemas representam entraves crescentes para a psicologia do desporto, não só pelos impactos físicos, mas também pelas consequências psicossociais envolvidas.
Metodologia
Foi feito um estudo que consiga abordar este problema que existe em tanta quantidade no dia a dia de qualquer atleta. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se como questões orientadoras as perguntas: “Qual o impacto psicológico em atletas profissionais que sofreram lesões e o papel desempenhado pela psicologia do desporto?”

Resultados
Para a construção dos resultados, utilizou-se, no total, 12 artigos, os quais resultaram em um número amostral de 2757 atletas participantes dos estudos.

No gráfico 2, observa-se a porcentagem de artigos que relatam impacto no rendimento dos atletas.

No gráfico 3, mostra-se os tipos de lesões sofridas pelos participantes da pesquisa.

No gráfico 4 é possível observar os tipos de impactos psicológicos dos atletas da pesquisa.
Discussão dos Resultados
Ao analisar os dados obtidos, a partir dos artigos pesquisados, foi possível verificar que o tipo de desporto com maior número de pesquisas já realizadas foi o futebol;
Assim ao se analisar os impactos psicológicos sofridos pelos atletas que foram lesionados, observa-se que os mais prevalentes foram a ansiedade e depressão, o qual apresenta total relação com a prática do desporto, uma vez que o exercício físico regular tem um valor terapêutico na redução de sentimentos de ansiedade e depressão.
_jfif.jpg)
Conclusão
De acordo com o observado, pode-se inferir que os atletas profissionais sofrem de lesões e apresentam significativos impactos psicológicos, sobretudo expressos em quadros agudos de ansiedade e depressão, relacionando-se inclusive ao uso de álcool ou outras drogas de abuso. Ademais, em todo o espectro dos desportos, a queda de rendimento está interligada ao quadro emocional pós-lesão, tanto no período de tratamento, quanto no pós-recuperação, uma vez estabelecido o receio de novas lesões. Analisando os dados que expõem a notoriedade dos impactos psicológicos na carreira do atleta, o psicólogo do desporto passa a desempenhar um papel fundamental, ligado ao cuidado físico e, também, emocional da recuperação, tornando-se necessário a recomendação de apoio psicológico durante todo tratamento e, inclusive, após.
Webgrafia: file:///C:/Users/Pai%20Rui/Downloads/064+BJHR%20(1).pdf