Madame Tussauds
Emoções

O que são?
Quando recebemos um abraço de uma pessoa de quem gostamos, experienciámos alegria. Quando cheiramos um iogurte estragado, experienciámos nojo.
As emoções são isto. São reações a estímulos.
As emoções dão-nos informação sobre aquilo que se passa à nossa volta, orientando-nos e motivando-nos a realizar comportamentos úteis ou benéficos para a nossa sobrevivência.
Assim, todas as emoções têm um propósito. Independentemente de serem boas ou más, todas as emoções são importantes e necessárias ainda que nem sempre consigamos compreender isso.
Tipos de emoções:
EMOÇÕES PRIMÁRIAS
Estão presentes desde o nascimento e são parte do processo evolutivo e de adaptação do ser humano.
São consideradas seis: a alegria, a tristeza, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo.
EMOÇÕES SECUNDÁRIAS
São consequência do processo de socialização e desenvolvimento cognitivo.
Não estão então presentes desde o nascimento, mas vão se desenvolvendo com as interações sociais.
Aqui encontramos emoções como a vergonha, a culpa, a satisfação, a ansiedade, o orgulho…

Atividades práticas:
Durante a nossa aula, realizámos várias atividades com o Manuel Brás, de 2 anos, para percebermos quais seriam as suas reações e as emoções que certas coisas lhe suscitariam.
Em primeiro lugar demos-lhe uma caixa de lapis de cor com o objetivo de ele desenhar na folha o que lhe bem entendesse e o resultado de grande animação uma vez que o Manel adorou a ideia e comecou a desenhar algo parecido a pessoas mas pouco percetivel, uma vez que tem 2 anos não choca. Queriamos ter feito mais atividades mas todos os grupos tiveram ideias muito semelhantes e por isso tivemos que passar algumas das nossas atividades.
Mas por ultimo, demos ao manel um bróculo e uma bolacha para que ele tivesse de esclher qual desejaria e, como podem imaginar, ela escolheu a bolacha mas teve uma atitude muito peculiar que foi a de dar o bróculo à irmã Carmo.